banner de anúncio publicitário da Vultr com código promocional de 100 dólares para teste.
banner de anúncio publicitário da Vultr com código promocional de 100 dólares para teste.

Redirecionar Erro 404 para Página Personalizada

O grande problema de qualquer site são as páginas de Erro 404, erro esse que significa que a página não foi encontrada, situação que ocorre quando é digitado o Endereço URL de forma errada ou até mesmo quando o domínio que você utiliza já teve outro proprietário e o mesmo tinha links distribuídos pela internet.

Com isso todo blogueiro necessita de muita atenção para essas ocorrências, pois quando algum usuário chega em seu blog através de uma Página de Erro 404 dificilmente ele continua a navegação, devido a esse tipo de problemas existem algumas soluções que são criadas a fim de conseguir redirecionar este usuário para outra página do seu Blog.

404-Error

Redirecionar para Página Inicial

Já verifiquei muitos casos onde pessoas preferem redirecionar a página de erro 404 diretamente para a página inicial, embora particularmente não ache agradável para melhorar a usabilidade de qualquer site, é perceptível que existe sim alguns benefícios.

Para efetuar a alteração necessitará que vá em seu Painel de Controle do WordPress, mais propriamente na Guia Editor dentro de Aparências e localizar o ficheiro 404.php. Neste arquivo que estão todos os códigos referentes a página de erros 404. Agora o que necessita ser feito é a inserção de uma pequena linha de código no conteúdo do ficheiro 404.php.

<meta http-equiv="refresh" content="5; url=http://www.wpnow.com">

OBSERVAÇÃO: No código acima, está definido para o redirecionamento ocorra após 5 segundoes a entrada na página. Para alterar isso mude o número em vermelho, e para definir para qual página será redirecionado altera a URL em azul.

Plugin: 404 Redirected

Outra solução de grande valia, porém que levará mais tempo para corrigir as páginas de erros encontrada em seu site é a utilização do Plugin 404 Redirected, que pode ser instalado seguindo o passo a passo de Como Instalar Plugins no WordPress, ou executando o download no Diretório de Plugins do WordPress.

Este Plugin trabalha rastreando todas as páginas que levam a seu blog e caso alguma delas retorne o erro 404, irá gerar um relatório e neste poderá ser personalizado para qual página será reencaminhado a próxima vez que tal URL for solicitada. É possível o redirecionamento para Páginas existentes, Post ou Artigos, Categorias, Tags e até Página Externa.

Plugin-404-Redirected

Conclusão

Monitorar as páginas de Erro 404 é uma atitude que todos blogueiros deveriam fazer, pois é nelas que descobrimos possível backlinks que existem e estamos perdendo. Recomendo a utilização o Plugin 404 Redirected para esse serviço. E você, qual estrategia utiliza para monitorar as Páginas de Erro 404?

Paulo Nascimento
12/08/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WPNow um Website Mediaz desenvolvido por Vedrak