Quanto custa desenvolver um Site em WordPress

Lucas Andrade
20/02/2018

Uma das perguntas mais comuns quando falamos sobre desenvolvimento de sites é: “Quanto custa construir um site WordPress?” Enquanto o WordPress é gratuito, o custo de um site WordPress depende inteiramente das funcionalidades e objetivos.

Neste artigo, vamos quebrar todas as dúvidas para responder a pergunta final de quanto custa realmente construir um site do WordPress. Nós também mostraremos como evitar gastos excessivos e minimizar custos na hora da criação de sites WordPress.

Criar Site com WordPress

O que você precisa para construir um site WordPress?

O WordPress é gratuito para qualquer um baixar e usar. É um software de código aberto que lhe dá liberdade para instalá-lo em qualquer tipo de site.

Então, se o WordPress é gratuito, então, de onde vem o custo?

O custo de um site WordPress pode ser dividido em seguintes categorias:

  • Servidor de Hospedagem
  • Domínio
  • Desenvolvimento e Webdesign
  • Plugins e Temas

Para criar um site de WordPress você precisa de um servidor de hospedagem para armazenar seus arquivos. Todo site na internet precisa de hospedagem. Esta é a casa do seu site na internet.

Em seguida, você precisará de um nome de domínio. Este será o endereço do seu site na internet, e isso é o que seus usuários digitarão no navegador para acessar seu site (exemplo, www.google.com.br).

Com o WordPress, existem toneladas de temas de sites gratuitos disponíveis para usar. No entanto, se você quiser um site mais avançado / personalizado, você deve comprar um tema premium ou ter um personalizado feito por um profissional, o que aumentará o custo.

Existem mais de 40 000 plugins gratuitos para o WordPress. Estes são aplicativos e extensões para seu site, como por exemplo formulário de contato, popups, galerias de imagens, etc.

Então, enquanto você pode construir um site com apenas o custo de hospedagem e domínio, você também pode acabar pagando por ferramentas e serviços adicionais. É por isso que muitas vezes é confuso saber o custo real de um site WordPress.

Acompanhe abaixo o custo real da construção de um site profissional em WordPress.

Criar Site com WordPress

Qual é o custo de um site WordPress personalizado?

Um site WordPress personalizado é feito por um profissional ou uma empresa especializada em WordPress, criando um design exclusivo e adicionando recursos específicos para ele.

Em geral, empresas estabelecidas, sendo grande, média ou pequena, costumam optar por contratar um profissional para criar um site realmente funcional e atraente. Assim, além de sua hospedagem e nome de domínio, você também estará pagando o desenvolvedor que está construindo seu site.

Sites de WordPress mais robustos com recursos personalizados específicos podem custar até RS 15000 ou mesmo maiores.

Como evitar o pagamento excessivo e reduzir as despesas?

Recomendamos sempre que as empresas comecem pequenos e, em seguida, dimensionem seu site WordPress à medida que cresce. Em muitos casos, você não precisa de todos os recursos Premium que você vê em vários sites bem estabelecidos no seu segmento de negócio.

Tenha em mente que esses sites provavelmente levaram tempo para descobrir como gerenciar os custos e aumentar seu negócio.

Você pode começar com um site básico, com poucas informações e um formulário para pedirem orçamento para sua empresa. Uma vez que você começar a receber visitantes, você pode considerar adicionar recursos Premium como um tema Premium, um plugin para captura de leads, plugin pago de backup diário, firewall e segurança do site e assim por diante.

O mesmo vale para a sua loja virtual. Comece com o mínimo e, à medida que você começa a vender, você descobrirá exatamente as ferramentas que irão ajudar você e seus clientes.

Mas lembre-se: se você não souber como conectar seu domínio com a hospedagem, como instalar o WordPress no servidor e como instalar temas e plugins, prefira terceirizar essa demanda. Foque no seu negócio e no seu que é o core business da sua empresa, e terceirize tudo que você não tiver o conhecimento técnico para realizar. Além de ter menos dor de cabeça você também terá um site muito melhor, feito por um especialista na área.