Protegendo seu WordPress contra SPAM nos Comentários

Lucas Andrade
30/01/2017

Para quem está começando nos meios dos blogs receber comentários é sempre uma grande felicidade, porém com o aumento do tráfego do seu site, esses comentários irão cada vez mais se multiplicar, aparecer comentários em idiomas diferentes e muito SPAM também aparecerá.

Uma forma de reduzir o trabalho é alterando algumas configurações do próprio WordPress, fazendo assim que com alguns comentários passem por uma moderação antes de serem aprovados, dessa forma gerando maior controle sobre eles. Para isso vá na aba Configurações do seu blog e em seguida na guia, Discussão.

Siga as opções abaixo para que você seja notificado quando alguém publicar um comentário e quando um comentário aguarda moderação. Feito isso, uma forma de automatizar a aprovação de comentários de usuários reais é permitir que quem já tenha um comentário aprovado, seja automaticamente aprovado os seguintes.

UTILIZANDO O AKIMEST PARA COMBATER O SPAM

Akimest Combatendo SPAM WordPress

O Plugin mais utilizado para o combate a SPAM no WordPress certamente é o Akimest, sendo seu grande benefício devido receber as informações de milhares de blogs e com isso ter uma base maior para definir se um comentário é ou não considerado Spam.

Ele pode ser usado de forma gratuita, porém existe planos pagos, para que utilize-o é necessário obter um cadastro no WordPress.com para gerar sua Chave API do Akimest.

Para instalar o mesmo você poderá fazer pesquisa diretamente dentro do seu WordPress por Akimest e todos os passos desde a ativação do Plugin as configurações são feitas em poucos cliques e nos próximos dias você já poderá ver o resultado alcançado com os comentários spam sendo bloqueado sem dar trabalho.