O que é wordpress?

Lucas Andrade
30/01/2020
O que é wordpress

Se você tivesse feito essa pergunta há alguns anos, a maioria das pessoas provavelmente teria respondido sem saber: “É para criar um blog”.

Sua resposta teria sido parcialmente correta, mas mesmo há cinco anos, o WordPress estava rapidamente se tornando muito mais do que apenas uma plataforma de autopublicação on-line.

Nesse artigo vamos falar um pouco sobre o que é wordpress bem como algumas das funções mais importantes e seu impacto na forma como utilizamos a internet atualmente.

O que é wordpress atualmente?

O que é wordpress
O que é wordpress

Vamos voltar rapidamente para maio de 2003, quando a versão 0.70 foi lançada.

Se você estava usando o WordPress nessa época, lembrará de alguns dos lançamentos interessantes de recursos, como o gerenciamento de vários blogs, a introdução do status da postagem.

O ponto que estou tentando enfatizar aqui é que, quando o WordPress foi introduzido pela primeira vez, e por muitos anos depois, na verdade, era pouco mais do que uma simples plataforma de blog.

Oh, como os tempos mudaram! sim, esse efeito de mudança é bastante significativo quando observamos o crescimento da plataforma ao longo do tempo desde suas primeiras versões até atualmente.

Avançando para 2016, o WordPress passou da versão 0.4 para 4.4 – de uma plataforma simples de blog para um sistema completo de gerenciamento de conteúdo capaz de executar sites de algumas das maiores marcas do mundo.

Empresas como Best Buy, BBC America e Samsung confiam no WordPress e por boas razões.

Neste post, você e eu vamos explorar um pouco mais sobre o que exatamente é o WordPress e o que o torna tão bom.

Vou abordar as perguntas mais comuns que as pessoas que são novas no principal sistema de gerenciamento de conteúdo do mundo adoram fazer.

WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo

Tecnicamente, de acordo com a Wikipedia, um sistema de gerenciamento de conteúdo é um aplicativo que permite publicar, editar, modificar, organizar, excluir e manter o conteúdo a partir de uma única interface central.

Nossa, isso é muita coisa mesmo, mas o que isso significa?

Em uma análise simples podemos dizer que o WordPress é, um sistema de gerenciamento de conteúdo é um software que permite manter um banco de dados de informações – quase qualquer tipo de informação.

Pode ser texto, fotografias, vídeos ou arquivos de áudio. Toda essa informação pode ser exibida e formatada da maneira que você imaginar.

Acontece que o WordPress é incrivelmente poderoso.

Poderoso não apenas em sua capacidade de armazenar e manipular informações, mas também em exibir essas informações na Web de uma maneira que permite criar sites bonitos e funcionais.

Acabei de aprender o que é o WordPress! Uau … muito mais do que eu pensava!

O que é o WordPress e o que o torna tão popular?

Dizer que o WordPress é popular seria um eufemismo.

É usado em mais de 60 milhões de sites, incluindo quase 25% dos 10 milhões de sites no mundo. Esse é um número enorme,e deve colocar suas perguntas sobre popularidade para trás uma vez que ficou claro, ele é extremamente popular.

Mas a verdadeira questão, especialmente para quem é novo no WordPress, é o que torna a plataforma tão popular em primeiro lugar?

Custo: WordPress é grátis

Pensei em salvar esse ponto até o fim, simplesmente pelo valor do choque. É difícil imaginar, mas é verdade. Você pode baixar e instalar o WordPress em quase todos os hosts da web e não custa um centavo.

O que é wordpress
O que é wordpress

WordPress é o que costumamos chamar de projeto Open Source. Ou seja, não foi criado por nenhuma pessoa. Existem literalmente centenas de pessoas em todo o mundo que contribuem para torná-lo tão bom. A cada nova versão, a usabilidade é aprimorada e novos recursos são adicionados.

Embora o núcleo do WordPress seja gratuito para uso de todos, a popularidade da plataforma também gerou um setor inteiro.

Entraremos nisso um pouco mais tarde, mas com um pouco de pesquisa, você descobrirá que existem milhares de maneiras de personalizar o WordPress.

Com o #WP, você pode simplificar ou criar um vasto império da web.

De temas premium a plug-ins personalizados, se você estiver disposto a gastar um pouco de dinheiro, não há quase nada que a plataforma não consiga realizar.

Simplicidade: WordPress é fácil de usar

Grátis é ótimo. Mas quando se trata de custos de usabilidade, as pessoas geralmente se encontram em uma posição em que estão dispostas a pagar pela facilidade de uso.

Painel de administração do WordPress

Felizmente, o WordPress não é nada complicado. Além de ser gratuito, é incrivelmente fácil de usar. Mas veja bem, você precisa entender que só porque eu falei que é fácil não quer dizer que não vai dar trabalho aprender. Definitivamente, existe uma curva de aprendizado, mas é exponencial – quando você começa a entender como as coisas funcionam, tudo fica mais fácil.

Vamos analisar alguns princípios básicos para que você possa entender o que quero dizer:

Como usuário do WordPress, existem dois lados em seu site WordPress que você precisa conhecer.

O primeiro é o que chamamos de front-end: é o que os visitantes vêem quando chegam ao seu site.

O que é wordpress
O que é wordpress

A outra área e a que requer um pouco de aprendizado é o painel de administração ou de back-end. É aqui que você poderá fazer todos os tipos de alterações em seu site, como:

  • Adicionando novas páginas ou postagens
  • Adicionando texto e imagens
  • Alterando widgets da barra lateral
  • Alterando cores e fontes
  • Adicionando imagens e texturas de fundo
  • Muito mais

Editor do WordPress

Enquanto conversamos sobre as áreas administrativas do WordPress, você provavelmente está se perguntando o quão complicado ele é.

Há muitas funcionalidades em potencial, com certeza, mas uma das melhores coisas do WordPress é que você não precisa saber tudo para começar.

Criar conteúdo e adicionar fotos não é muito diferente do que usar um processador WordPress.

Existe um editor de texto bastante visual que permite inserir texto e adicionar todos os tipos de mídia, esse processo acontece de forma totalmente intuitiva, você consegue ver diretamente como o texto vai ficar então é simples de adicionar, editar ou mesmo excluir.

À medida que você se sentir mais confortável com a criação de postagens e páginas, também descobrirá um número infinito de truques e técnicas para personalizar seu trabalho.

A verdade simples sobre o WordPress é que a maneira mais fácil de melhorar sua utilização é a prática.

Antes que você perceba, você estará se sentindo um profissional.

Flexibilidade: WordPress é uma ótima opção para qualquer site

Além do básico, uma das coisas mais surpreendentes sobre o WordPress é sua extensibilidade e escalabilidade.

Ele funciona como um blog de comida simples para um aspirante a chef e se funciona como uma plataforma de comércio eletrônico completa para um grande varejista. você pode estar se perguntando “Como isso é possível?”

O WordPress permite adicionar funcionalidades usando diferentes temas e plugins. Você pode ver o WordPress como uma casa emoldurada. A peça principal está lá, mas você pode personalizar o exterior e o interior da maneira que desejar. Com o WordPress, isso é feito através de temas e plugins.

O que é wordpress
O que é wordpress

Você pode considerar o wordpress como uma casa vazia:

As partes principais estão lá, mas você pode personalizar o exterior e o interior da maneira que desejar. Com o WordPress, isso é feito através de temas e plugins.

Temas Premium

Não apenas existem milhares de temas gratuitos para escolher, no repositório de temas do WordPress, mas também existem milhares de temas premium para você escolher. Na maioria das vezes, os temas premium oferecem mais funcionalidade e melhor suporte do que seus equivalentes gratuitos.

Os temas podem ter uma natureza muito geral, por exemplo, um tema comercial. Eles também podem ser muito específicos – como um tema imobiliário ou um tema de diretório de negócios local – projetados para realizar uma tarefa específica.

WordPress o que é um Plugin?

Os plugins fornecem uma maneira de adicionar funcionalidade a quase qualquer tema do WordPress. Existem mais de 42.000 plugins no repositório WordPress e milhares de plugins premium disponíveis de fontes externas.

O que é wordpress
O que é wordpress

Existem mais de 42.000 plugins no repositório WordPress e milhares de plugins premium disponíveis de fontes externas.

Os plug-ins cobrem quase tudo o que você pode imaginar, desde a capacidade de criar uma loja de comércio eletrônico completa até melhorar seu SEO ou adicionar uma galeria de fotos.

Implantação rápida: o WordPress está pronto para uso em alguns minutos

Juntamente com o fato de o WordPress ser uma plataforma fácil de usar, você pode iniciar um site básico do WordPress em apenas alguns minutos.

Enquanto o WordPress.org tem sua “Instalação Famosa em 5 Minutos”, a maioria das empresas de hospedagem deu um passo adiante, reduzindo o processo a apenas alguns cliques do mouse.

Se você é uma pequena empresa, é possível ter um site WordPress muito básico em funcionamento no fim de semana. A personalização, criação de marca e adição de funcionalidades levará um pouco mais de tempo, mas como o WordPress é tão escalável e extensível, você pode iniciar facilmente hoje e passar semanas ou meses melhorando seu site e fazendo pequenas alterações.

A personalização, criação de marca e adição de funcionalidades levará um pouco mais de tempo, mas como o WordPress é tão escalável e extensível, você pode iniciar facilmente hoje e passar semanas ou meses melhorando seu site e fazendo pequenas alterações.

Responsivo: WordPress é fácil de usar em qualquer dispositivo

Manter uma presença competitiva na Web hoje significa que seu site precisa ser compatível com dispositivos móveis. Com os consumidores confiando tanto em smartphones, é essencial garantir que seu site ofereça uma ótima experiência em dispositivos móveis. Como se vê, o WordPress é 100% responsivo imediatamente. Isso significa que ele se adapta ao tamanho da tela que seu visitante estiver usando.

O WordPress móvel não é apenas responsivo aos visitantes, o painel de administração também funciona bem em qualquer dispositivo.

Tem algum tempo para matar enquanto espera o ônibus? Você pode começar facilmente a escrever sua última postagem no blog através do telefone ou dispositivo móvel.

É atual: o WordPress é atualizado regularmente

O WordPress é um software em constante evolução. Regularmente, você notará que os principais arquivos do WordPress recebem notificações de atualização. Temas e plugins também recebem atualizações regulares.

Se você decidir usar a plataforma WordPress, é importante certificar-se de processar todas essas atualizações manualmente (apenas alguns cliques do mouse) ou configurá-las para atualizar automaticamente.

As atualizações não apenas adicionam funcionalidade, mas também melhoram a segurança e corrigem bugs.

Afinal, o que é wordpress?

Depois de tudo o que falamos você pode achar que ainda não entende completamente o que é o wordpress ou o que ele representa, então vamos dizer de uma forma mais direta, o wordpress é uma ferramenta de soluções web.

Se você deseja criar um site ou qualquer tipo de banco de dados de forma rápida, simples, barata e eficiente, então o wordpress é sem dúvidas a ferramenta certa para esse trabalho, não atual quase 25% dos sites do mundo já utilizam o wordpress e esse número continua subindo cada vez mais.

Embora não seja a única plataforma que oferece estas soluções o wordpress é sem dúvidas a mais completa opção do mercado e também aquela que mostra mais potencial em crescimento e desenvolvimento.

Resumindo

Honestamente, abordamos apenas alguns dos recursos mais importantes que ajudam você a entender o que realmente é o WordPress. Há muito mais para aprender quando você estiver pronto. E a melhor coisa do WordPress? É fácil começar e as possibilidades são infinitas.

Se você gostou de aprender um pouco mais sobre o que é o wordpress e sobre suas várias funcionalidades, aproveite essa oportunidade para aprender um pouco mais sobre o que ferramenta poderosa que pode mudar de uma vez por todas o seu negócio e ajudar você a criar o espaço que você precisa para colocar seus projetos na internet.

Aproveite essa oportunidade e leia ainda mais sobre o assunto aqui mesmo através de nossos artigos super completos sobre o wordpress, comece lendo nosso artigo sobre: 7 Plugins Gratuitos Que Vão Levar Seu Site Para Outro Nível.