Melhore a Indexação com Google XML Sitemap

Lucas Andrade
23/05/2018

Hoje se você deseja obter cada vez mais visitas advindas de pesquisas em sites de buscas, necessita que seu Blog/Site esteja otimizado para os motores de buscas. Para isso criou-se o Sitemaps, ou Mapa do Site, que  é a página que contém a listagem onde os usuários  poderão visualizar todos os post, categorias, arquivos mensais e páginas que podem ser usadas para colocar informação menos importante que nem sempre colocamos no menu ou no widget do site.

 Qual a definição de Sitemaps?

Segundo o Sitemaps:

Os Sitemaps são uma forma fácil para os webmasters de informar os mecanismos de pesquisa sobre seus sites disponíveis para indexação. Em sua composição mais simples, um Sitemap é um arquivo XML que relaciona os URLs de um site junto com metadados adicionais sobre cada URL (quando ele foi atualizado pela última vez; com que freqüência ele é alterado; qual a sua importância em relação a outros URLs no site) para que os mecanismos de pesquisas possam indexar o site de maneira mais inteligente.

Sitemap.xml

 Google XML Sitemaps

Este plugin irá gerar um Sitemap XML especial que irá ajudar os motores de busca como Google, Bing, Yahoo e Ask.com para melhor indexar o seu blog. Com tal Sitemap  é muito mais fácil para os indexadores para ver a estrutura completa do seu site e recuperá-la de forma mais eficiente. O plugin suporta todos os tipos de páginas geradas WordPress, bem como URLs personalizadas. Além disso, ele notifica todos os principais motores de busca cada vez que você criar um post sobre o novo conteúdo.

A instalação é feita como qualquer outro plugin para WordPress.

No seu painel de controle WordPress vá em: Configurações >> XML-Sitemap.

Agora seu Sitemap já foi criado e você pode acessa-lo pelo endereço:

  • www.SEUSITE.com/sitemap.xml

  Configurações do Google XML Sitemaps

Google XML Sitemaps Já dentro do Painel do Google XML Sitemap você poderá configurar como desejar a ação deste Plugin que irá ajudar muito a indexação de seu Site/Blog.

Alguma dessas configurações de grande valia é por exemplo na guia Prioridade de Post a possibilidade de você priorizar os post igualmente, número de comentários de cada post ou até mesmo uma contagem média dos comentários para calcular a prioridade, poderá também nas guias seguintes definir a forma que será o ideal para os motores de busca atualizarem sua página inicial, artigos, categorias, páginas estática e outros.