banner de anúncio publicitário da Vultr com código promocional de 100 dólares para teste.
banner de anúncio publicitário da Vultr com código promocional de 100 dólares para teste.

Como Justificar o Texto no WordPress

Trabalho com vários clientes no ramo digital, a maioria com desenvolvimento de sites ou blogs em WordPress e de uns tempos para cá a função de Justificar um Texto no WordPress desapareceu e muitos não se vêem sem essa função.

Por que o texto justificado se foi, e por que evita-lo?

Antes de mais nada, é interessante saber o por que dela ter sido retirada, e o motivo é facilitação de leitura.,

Inclusão Digital

Para se ter um texto mais inclusivo é interessante que ele possa ser lido pelo maior número de pessoas possível, isso inclui obviamente pessoas com pequenos problemas psicológicos como TDAH.

Apesar do texto justificado ser mais bonitinho, e uma exigência a ABNT, pessoas com essas condições tem dificuldades severas em ler parágrafos longos que são justificados, tanto por não poder se guiar mentalmente pelo incentivo gráfico das ondulações laterais, como tem dificuldade e desconforto com os espaços desnecessariamente desiguais.

Você pode ser punido pelo google!

Se apenas saber que seu conteúdo sem o texto justificado já passa a ser mais inclusivo não te convenceu a não utiliza-lo por empatia, segue mais um argumento de por que não utilizar: o Google Pune os sites que utilizam texto justificado.

Sendo assim, se o seu texto estiver justificado, o Google poderá puni-lo e você poderá perder posições. uma péssima idéia para quem quer ter tráfego organico, não é mesmo?

Caso seja um cliente chorando para voltar com o texto justificado, aconselha-lo seria uma ótima idéia não faze-lo, e converter todos os textos já justificados no bom e velho padrão alinhado a esquerda.

Mas caso todos meus argumentos não ter sivam, e mesmo assim queira o texto justificado de volta, segue o tutorial de como voltar com o texto justificado, afinal, é uma péssima ideia, mas não sou seu pai, nem vou publicar clickbait.

Quero o texto justificado de volta

Para esses ainda há vida, mesmo que por inúmeros motivos o texto justificado tenha sido considerado um “erro” no meio digital, afinal mesmo estando justificado, com a inúmera mudança nas dimensões das telas, fontes diferentes isso acaba interferindo na legibilidade e outros fatores.

JUSTIFICAR ATRAVÉS DO TECLADO

Sim, existe uma opção no WordPress que permita que você utilize um atalho no teclado para que seu texto seja justificado. Para isso, selecione o parágrafo ou texto que deseja justificar e use o atalho: ALT + SHITF + J.

PLUGIN RE-ADD TEXT UNDERLINE AND JUSTIFY

Para reativar as funções que existiam antes da atualização do WordPress para a versão 4.7 é simples. Basta seguir os seguintes passos:

  1. Instale e ative o plugin Re-add text underline and justify;
  2. No painel do WordPress clique na Aba Configurações e a seguir Escrita.
  3. Altere o valor de Editor Style. A opção Re-add underline & justify + rearrange faz com que tudo volte a ser como era antes;
  4. Em seguida Salve as Alterações e divirta-se.
Lucas Andrade
29/01/2017

Comments (2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WPNow um Website Mediaz desenvolvido por Vedrak