BackWPup: Backup Automático para WordPress

Lucas Andrade
24/03/2018

Com os problemas que frequentemente vemos na internet, como sites inteiros sendo hackeados e seus dados perdidos, aumenta sempre a necessidade de termos uma cópia dos dados do site sempre bem atualizados. Com essa necessidade que o plugin BackWPup foi idealizado, tornando essa tarefa um tanto trabalhosa e muitas vezes demorada em algo simples e confiável.

O BackWPup permite que o backup seja feito de vários modos, sendo compatível com os principais servidores de arquivos do mercado, veja quais está disponível em sua versão free: Microsoft Azure, Email, Amazon, Google Storage, Hosteurope, Dropbox, Rackspace Cloud Files, SugarSync e Servidor FTP.

WordPress Backup

Em um outro artigo onde tratamos de Aumentar a Segurança do WordPress, damos enfase nesse quesito, pois para manter um site seguro, um dos pontos chaves é ter sempre um backup para qualquer problema que você possa passar, pois nem sempre podemos confiar nos backups automáticos feitos pelos servidores de hospedagem.

Para efetuar a instalação você pode seguir o passo-a-passo para instalar um plugin ou baixar diretamente o mesmo no WordPress, para  configurar o Plugin BackWPup.

Instalando o BackWPup

Para instalar o Plugin, acesse o WordPress, vá até o menu Plugins e clique em Adicionar Novo, feito isso irá pesquisar por BackWPup e clicar em Instalar, logo após instalar no mesmo local, poderá clicar em ativar. Veja na imagem abaixo para ilustrar.

BackWPup-Instalar

Configurando o Backup no WordPress

Feito isso, você será encaminhado para a página inicial de configuração do Plugin, onde irá clicar para iniciar os ajustes do backup e todas as configurações necessárias.

BackWPup-ConfigurarConfigurações Gerais

Na próxima tela, iniciaremos as configurações gerais, por o plugin ser em inglês, irei explicar detalhadamente para que seja simples e fácil a configuração por você.

Em Please name the jobs defina o nome que dará ao Backup, pode ser o nome do seu site ou o que desejar.  Em Job Tasks, marque as opções Database backup, File backup e Installed plugins list, ou as que desejar.

BackWPup-Configurar-01

Nas próximas duas configurações, Archive name e Archive format sugiro deixar da forma que está, devido já vir com algumas variáveis como data, hora, e a sintaxe do nome do backup.

Já quanto o formato do arquivo, sugiro deixar ZIP ou GZip, porém use a que se enquadre ao que você utiliza.

Local para Salvar o Backup

Logo abaixo do formato do arquivo, verá as opções que o Plugin BackWPup fornece para salvar seu backup, realmente são diversas opcões interessante, apenas sinto falta do Google Drive, mas aqui a lista das possíveis.

  • Backup to Folder
  • Backup sent via email
  • Backup to FTP
  • Backup to Dropbox
  • Backup to an S3 Service
  • Backup to Microsoft Azure (Blob)
  • Backup to Rackspace Cloud Files
  • Backup to SugarSync

BackWPup-Configurar-02

Quando selecionar qual deseja ou quais e Salvar, irá aparecer uma tela para cada uma delas e assim poder configurar a sincronização com sua conta para poder enviar. Normalmente nesse caso, sugiro a utilização do Email e assim irá receber e salvar em seu PC ou do popular Dropbox.

Configurando o Backup para o Dropbox

A configuração é simples e feita através de autenticação entre o plugin e o Dropbox, com isso ele permite que você possa criar uma nova conta diretamente por ele ou efetuar a autenticação na sua conta logada. Efetuando essa configuração é só salvar e sucesso.

BackWPup-Configurar-Dropbox

Configurando o Backup para o Email

A configuração do Backup para receber em seu email é ainda mais simples, ele irá solicitar a informação do seu email, se quiser efetuar um envio de teste é permitido também.

Porém o mais interessante é a opção de poder definir qual o tamanho máximo do arquivo que será enviado, pois alguns emails tem limitação do arquivo recebido, assim como poderá definir de qual forma irá enviar, se pelas configurações do WordPress, PHP Mail e outros.

Programando o Backup com BackWPup

Algo de extrema importância e valor com esse plugin é a opção de poder efetuar agendamentos para realização do Backup, afinal com isso podemos programar se desejarmos fazer uma vez por ano, todo mês, semanal, diário ou até mesmo em qual intervalo de hora. Isso ajuda muito e torna esse trabalho muito controlado.

BackWPup-Configurar-Agendar

Conclusão

Ter opção para fazer backup do WordPress é sempre muito importante, pois a perda de dados pode até fazer com que o projeto seja perdido, afinal nosso conteúdo é muito importante e sem ele torna muito difícil a caminhada. Com isso o BackWPup torna uma ótima alternativa para usar nas Ferramentas para Migração do WordPress e para Backups programados.