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A importância da calma e da memorização para trabalhar bem

Há dias em que parece que nossa concentração foi dar um longo e demorado passeio e esqueceu de retornar, não é mesmo? Isso nos atrapalha, sobretudo no ambiente de trabalho, e ocorre por conta de diversos fatores: estresse cotidiano, cansaço, problemas pessoais, problemas de saúde, e por aí vai. Mas seja qual for a causa da sua falta de concentração, algumas dicas e técnicas podem contribuir positivamente para melhorar bastante essa situação.

Tente manter a tranquilidade

Sabemos que em muitos momentos fica difícil manter o equilíbrio e a serenidade, seja por conta de problemas externos variados, seja por fatores internos (como TPM e alterações de saúde). Quando você percebe que está a ponto de explodir e que manter a calma está sendo difícil, inspire e expire profundamente por no mínimo dez vezes. Parece – e é – simples demais, mas acredite: esse exercício ajuda a oxigenar o cérebro e acalmar os ânimos, permitindo que o seu raciocínio seja retomado e, consequentemente, a concentração volte a trabalhar junto com você.

Calma-e-Memorização

Memorizar estimula o cérebro

Técnicas de memorização ajudam a diminuir os episódios de desconcentração. Isso ocorre pois a informação fica armazenada adequadamente, mesmo em meio ao bombardeamento de dados que sofremos diariamente. Com a capacidade de memória otimizada, a concentração continua plena mesmo em momentos mais tensos ou de cansaço.

Administrar o tempo

A sensação de falta de tempo também pode ser responsável pelo abalo da nossa calma e, consequentemente, pela falta de concentração. Priorizar o que realmente deve ser priorizado no ambiente de trabalho e deixar as distrações para outros momentos (como quando chegar em casa, por exemplo) ajudam a diminuir essa sensação de que você tem tarefas demais para tempo de menos, permitindo que você se concentre na administração do tempo e no que está fazendo, sem perder a qualidade do trabalho desempenhado.

Paulo Nascimento
28/03/2018

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