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5 dicas para quem quer produzir um bom conteúdo digital

Ter uma empresa – seja ela micro, pequena, média ou grande, não é somente ser responsável pela gestão e desenvolvimento de um negócio. É manter bons relacionamentos com pessoas, entendê-las, estar disponível e satisfazer suas necessidades de forma rápida, útil e simplificada.

Antes, o processo se concentrava no relacionamento de balcão, quando o cliente se dirigia até seu escritório ou loja, procurando uma solução para suas necessidades. Porém, com a internet e as facilidades que temos através dela, esse relacionamento ganhou novas etapas e seu consumidor ficou mais exigente.

Uma santa ajuda na hora de manter esse relacionamento são as mídias sociais. Com uma boa utilização de redes como o Facebook e o Twitter, é possível estabelecer um ótimo relacionamento com seu cliente e ainda desenvolver outros setores, como vendas através de ações de marketing, por exemplo.

Ou seja, para ter bons relacionamentos online, você precisa estar conectado. E qual a melhor maneira de chamar a atenção de todos na rede e de ser útil ao mesmo tempo? Tendo um excelente conteúdo.

O que você consegue agregar de informação ao seu cliente online é o que o fará admirar os esforços do seu e-commerce, seu site de serviços, seu restaurante ou sua loja física. Então, se você está começado a explorar este mundo e quer fazer o melhor, veja dicas de como se organizar e produzir um bom conteúdo digital: 

Qualidade é fundamental

Estar na rede é trabalhoso, mas pode ser infinitamente benéfico. Uma página é atrativa quando traz conteúdo pertinente para seu cliente, por isso a produção de boas pautas e a utilização de bons textos e artigos é tão fundamental. Além de dar a informação, você passa ao consumidor sua intenção real: a de ser útil.

Seja meio jornalista

Um bom conteúdo não tem achismos. Nunca produza, publique ou replique nada que não seja real e fruto de uma pesquisa confiável. Se você tem bons números, ótimo. Se não, reveja como abordar o tema ou deixe-o de lado. Muito cuidado com a (des)informação.

Dedique-se de verdade

Não adianta abrir uma página, um perfil ou espaço nas inúmeras redes sociais e esquecer deles. Os clientes vão encontrar você e sua página, quando inativa, deixa a empresa com uma péssima imagem. Nada de desleixo ou de “depois eu faço”. Faça um bom plano para administração do tempo e vá fundo.

“Vou deixar meu sobrinho cuidar disso”

Esqueça a máxima de que todo jovem é conectado e, portanto, capaz de administrar uma página institucional online.Se não há tempo ou se você acredita que não tem os requisitos necessários para administrar essas redes, contrate um profissional experiente ou uma empresa do ramo.

Planejamento antes de tudo

Para estar nas redes, você precisa de planejamento e de uma boa dose de conhecimento. Se vai mesmo cuidar disso, dedique-se a estudar como montar um bom planejamento digital e esteja pronto antes de qualquer coisa.

Um extra: Bons relacionamentos começam internamente

As redes sociais são o espelho da sua empresa. Se não há organização no seu estoque, se as entregas atrasam, se os clientes não são bem tratados ou se há muitos problemas internos de relacionamento, isso ficará bastante visível na internet. Clientes utilizam muito os canais nas redes sociais para questionar sua empresa quanto a determinadas ações, por isso esteja preparado para responder a essas perguntas, ou tudo pode desmoronar.

Paulo Nascimento
15/03/2018

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